Que problemas estão associados ao filtro de partículas?

Sendo o filtro de partículas um componente relativamente recente na estrutura dos veículos modernos, os cuidados associados com a sua manutenção ainda não estão tão presentes na vida dos condutores como por exemplo a mudança de óleo ou a substituição da correia de distribuição.

Problemas que estão associados com o filtro de partículas

Alguns dos problemas mais comuns associados ao filtro de partículas e à sua obstrução são:

Ativação do modo de segurança

Existem alguns veículos que possuem um “modo de segurança” que é ativado quando o veículo está em risco, restringindo a sua performance por forma a garantir uma viagem segura até a oficina mais próxima. Se o filtro de partículas estiver muito obstruído é possível que este modo seja ativado.

Óleo contaminado

O filtro de partículas tem um processo de limpeza próprio que se denomina de regeneração. Nesse processo a centralina aumenta as pós-injeções de combustível o que resulta num aumento do consumo de combustível. Desta forma, o combustível extra pode contaminar o óleo o que irá diminuir a sua capacidade de lubrificar.

Lubrificante desadequado

O uso de um lubrificante de não siga as normas indicadas pelo fabricante do veículo pode ter um impacto negativo na longevidade do filtro de partículas. Os óleos passam para a zona de escape assim que são queimados; portanto se o óleo não tiver a capacidade de absorção adequada para os gases específicos irá inevitavelmente causar problemas.

Avaria nas sondas de temperatura e de pressão diferencial

Quando o filtro de partículas está saturado as sondas de temperatura estão sempre sujeitas a temperaturas muito elevadas, o que pode resultar em avarias dado o desgaste acelerado destes componentes. Um dos primeiros sinais de um filtro de partículas obstruído é normalmente a avaria nas sondas de pressão diferencial. A avaria ocorre porque a sonda está sujeita e uma enorme contrapressão do filtro de partículas quando está saturado.

Falha na cabeça do motor ou no turbo

Se existir uma avaria na cabeça do motor ou no turbo, há pequenas partículas metálicas que podem ficar retidas na peça cerâmica do filtro de partículas. Estas partículas, por serem metálicas, não serão queimadas no processo de regeneração. O acúmulo destas partículas metálicas, conjuntamente com as partículas de fuligem, pode acabar por obstruir o filtro de forma irreversível.

Este são alguns dos problemas que influenciam o bom funcionamento do filtro de partículas. Contudo a reparação destes problemas será sempre muito mais dispendiosa do que efetuar uma manutenção adequada mediante a Limpeza de Filtros de Partículas da ieservice.

Problemas que estão associados com o filtro de partículas

A manutenção adequada implica que seja feita uma limpeza do filtro de partículas a cada 100.000 km. No entanto o estado do filtro de partículas depende muito do estilo de condução de cada condutor, pelo que se recomenda prestar atenção aos consumos de combustível e à performance do carro.

Na Interescape oferecemos a solução mais responsável, económica e ambientalmente sustentável, a Limpeza de Filtros de Partículas da ieservice.

A solução de Limpeza de Filtros de Partículas da ieservice permite-lhe manter o filtro de partículas original garantindo a reposição da sua eficiência em 98%, e evitando o custo de um filtro novo.

O sistema de Limpeza de Filtros de Partículas da ieservice é o único, a nível ibérico, com a certificação alemã TÜVRheinland.

Prolongue a vida do seu veículo com a ieservice!

Entre em contacto connosco e agende já a sua Limpeza de Filtros de Partículas.

Facebook Link Instagram Link Share Link